segunda-feira, 19 de março de 2018

Colecionar está cada vez mais difícil!

Que os preços estão aumentando não é novidade para ninguém.
Há alguns anos os preços da Bandai aumentaram porque o imposto no Japão subiu de 6% para 8%, veja bem, é um imposto único e não como no Brasil que é imposto em cima de imposto, sem contar as taxas né.
Somando a essa alta o frete internacional também sofreu reajuste na China e alguns sites americanos não estão mais enviando para o Brasil.
Esses pequenos/grandes detalhes dificultaram a vida de quem comprava sozinho direto desses países.
A situação no Brasil é ainda pior, correios estão aumentando as tarifas direto, corremos risco da taxação da receita, sem contar a demora na liberação e ainda o tratamento totalmente lixo que dão para as caixas.
Temos também a empresa principal que trás os lotes ditos por nacionais com preços cada vez mais abusivos e impõe para as revendedoras valores obrigatório para a venda ao consumidor final e ainda temos aquelas lojas gananciosas que cobram ainda mais caro pelo item, ou seja, algumas lojas querem 100% de lucro, então um item que foi lançado a R$ 200,00 chega para o consumidor final por R$ 800,00, absurdo não.
No meu caso veja o que está acontecendo. A estátua da Ivy Arftx +  foi lançada a R$ 230,00 ano passado mas eu ainda estava naquela ilusão de que lote nacional era bom e resolvi esperar, o preço dela no Japão aumentou ai foi mais uma coisa para eu esperar o nacional então temos agora lojas vendendo a estátua por R$ 578,00, cara é muita diferença e vale a pena? Não não vale, é um item em escala 1.10 sendo vendida por preço de escalas bem maiores.
Está cada vez mais difícil pagar pré vendas porque tudo aqui aumenta de preço e precisamos viver ai você espera o lote nacional e a coisa fica ainda mais difícil, e olha que eu não estou falando de cloth myth ou hottoy estou falando de uma estátua de 18cm.
Fato é que estou pensando seriamente em , assim como a linha cloth myth, ir finalizando todas as minhas coleções e ir pegando itens que ou eu realmente curta o personagem ou se entrarem em promoção real, se o item em questão nunca entrar eu simplesmente deixo pra lá.
É difícil? Óbvio, sou colecionador há uns 12 anos e sou da época em que num único mês com R$ 400,00 dava pra pegar de boa uns 4, chorando, 5 cloth myth e hoje com esse valor não conseguimos nada, por sorte algum item usado em bom estado.
Triste mas um momento bom para reflexão.
E você está enfrentando esses desafios também?
Fonte da Foto: CMR

Obrigado por ler este blog^^


3 comentários:

  1. Olá, Kinhu.

    A pergunta é: quem não está sentindo dificuldade?

    Em um pico de tristeza e falta de esperança, vendi todas as minhas coleções (figuarts dragon ball, naruto e tokusatsus da época da manchete) e mantive apenas cloth myth. Vendi, levantei uma grana e... comprei tudo de cloth myth.

    Me arrependi de ter vendido outras linhas (não de ter comprado cloth myth, que é a coleção do coração). A depressão bateu forte. Estou recomprando as poucos, mas penso seriamente em não pegar algumas linhas, como Naruto.

    As que eu vendi, em Especial as Figuarts, fiz isso pq cheguei à conclusão de que não valia a pena pagar 300 reais, em média, por pedaços exclusivamente de plástico (pelo menos os Cloths Myths ainda enganam a gente, com armaduras montáveis de die cast e pinturas mais delicadas).

    Só que, no final, não compramos uma figure do Goku, por exemplo. Compramos um hobby ligado às nossas emoções (alegria, nostalgia, etc.) e aquilo que nos resgata de melhor, diante de um mundo realmente um tanto quanto nojento.

    Conversei com minha esposa, e estou separando algo próximo a 500 reais por mês e chega a ser absurdo pensar que tenho que juntar 2 meses para comprar um Cloth, como esses SOG. Por muitas vezes, penso em desistir, pois, no final das contas, tudo se resume a bonecos/brinquedos e a vida aí fora está acontecendo. Afinal, com o dinheiro que gastamos das figures, poderíamos estar pagando a prestação de um pequeno apartamento ou de um carro.

    No final, percebo que não vale a pena se endividar ou gastar mais do que pode por conta de nosso hobby. Acho que a coisa só se torna saudável quando a gente estabelece um teto e consegue viver dentro daquilo sem sofrimento, o que é bem difícil.

    Não foram poucas as vezes que me peguei apreensivo e até triste por não pegar alguma figure. Mas é aquela coisa clássica: o que não tem solução, solucionado está. A grande maioria de nós colecionadores é de jovens adultos assalariados.

    Eu só sei que estou trabalhando isso em mim. Meu sonho de comprar figures e ter um ambiente aconchegante não pode ir em sentido contrário ao sonho de minha esposa, que é fazer uma boa viagem internacional, por exemplo. Enfim.

    No final das contas, nós, colecionadores, conversamos, pensamos, paramos, vendemos, recompramos, simplesmente por que estamos emocionalmente presos às empresas fabricantes e isso é o que, sinceramente, mais me incomoda. Sinto que estou sendo abusado.

    Se cuida, cara! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as coisas andam assim mesmo.
      Eu já vendi vários itens e mais alguns ainda estão para venda mas ainda bem que até agora não me arrependi de nenhum item vendido.
      Naruto também me arrependi muito mas não encontro mercado pra vendas, todos os lugares que anunciei ninguém se interessou, ainda mais agora que a linha foi engavetada.
      Eu pretendo ficar com Figma, finalizo, se tudo der certo, cloth myth esse ano, vai cansando sabe ficar apertado por isso e ainda só ver os preços aumentando mas a qualidade não seguir o mesmo padrão de aumento.
      Obrigado por comentar e estar sempre aqui.
      Abraços

      Excluir