segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Dica aos novos colecionadores: Metas!

Quem acompanha o blog há um tempo já sabe como no começo da minha coleção tudo era uma bagunça, eu não tinha metas e ia pegando tudo ai quando montava toda a coleção (naquela época eu fazia isso quando chegava um novo item) eu via que minha coleção era bem estranha, tinha uns cavaleiros de ouro, uns guerreiros deuses, mas nada fechado ai com a ajuda de alguns amigos do extinto (virou um lixo por causa da atual adm) fórum Cloth Myth Brasil, eu aprendi a por metas e ter paciência para ir caminhando na coleção.
Pois bem, tenho um novo amigo colecionador que também é novo na coleção, se não me engano a coleção dele tem pouco mais de 6 meses e ele esta naquele mix de começo de coleção, ou seja, animação, ansiedade e falta de metas, ai eu resolvi fazer esse post de metas novamente para vocês.
Ele tem um SOG, um Renegado, um v3 ex da Gt e pegou o Shaka Revival e ontem o Camus EX.
Chegou para mim perguntando se ele pegava um v2 EX, se deveria trocar o Seiya v3 da Gt porque a cor das costas perdeu a cor, está super ansioso pra chegar o Shaka Revival.
Vamos lá.
Primeiro, se você também é colecionador novo e pegou algum item pirata fica a dica, pirata é pirata, item pirata por melhor que seja só serve para suprir uma lacuna que a Bandai deixou aberta ou caso você não tenha grana por hora para o original, itens piratas não merecem toda essa atenção. Sei como é frustante ver um item com peças perdendo a cor mas cara é item pirata ele não merece ser substituído por um novo ainda mais se você não importar sozinho uma vez que os vendedores intermediários estão pedindo um valor que item pirata não vale. A maioria não chega a R$ 150,00 se você comprar sozinho mas eles são vendidos por esses caras por mais de R$ 200,00.
Se o dano for muito grande você pode procurar pessoas que só vendem peças ou ainda buscar no Cloth Myth Revolution dicas de tintas para pintar a peça, mil vezes melhor gastar uns R$ 50,00 com tinta e pincel do que gastar R$ 220,00 num item pirata.
Segundo, não saia pegando todos os itens que aparecer porque você acha que o preço está bom, ontem ele comprou o Shaka SOG por R$ 480,00, realmente o preço estava bom mas ele tem outros grupos em aberto, eu o aconselhei a primeiro pegar itens que ele está em aberto, está super ansioso pelo Camus Renegado e esta procurando pelo Saga e Máscara da Morte, eu disse que esses dois ainda encontramos com preços honestos mas ele acabou preferindo pegar o item de um grupo que é caro e ele não tinha nenhum outro item ainda. Eu aconselhei mas a ansiedade dele, ou pressão do vendedor, o fez pegar um item que nem tinha pensado.
Outra dica, se você quer fechar um grupo não fique olhando itens de outros grupos porque isso nos faz cair em tentação facilmente.
Com isso vamos para a terceira dica, se você quer muito um item que acabou de ser lançado e não fez pré venda mas tem outro item do grupo já lançado que você encontra por preço bom pegue o já lançado, apesar de essa PiziiToys ser uma m... temos ela em último caso, sabemos que daqui uns 5 meses o item vai chegar e mesmo vindo caro tem aquela de poder parcelar em até 6x sem juros, ou seja, espere.
Ele estava doido para pegar o Camus Renegado mesmo sem ter toda a grana que um vendedor que ele achou esta pedindo então eu dei essa dica, espere o lote nacional ou encalhar lá fora e os preços diminuírem ai você importa sozinho.
Outra dica é, se você não tem metas, ou não quer fechar grupo por hora se preferência para personagens que você curta. Veja bem, a coleção é sua, não importa a coleção do seu amigo e sim a sua, se ele é completista opa legal pra ele, mas você não precisa ser. Falei para ele quando ele começou a ficar na neura para fechar os dourados ex: "Cara rlx uma pouco, coleção é diversão, se você só gosta do Shaka e do Camus pegue só eles, você não precisa ter os doze só por ter, tenha se você realmente curtir os doze" é isso que eu faço com a minha coleção EX, só estou pegando os personagens que realmente curto, exemplo, se a Bandai relançar os Cavaleiros de Bronze v3 em EX, ou os V4 eu não pegaria, primeiro porque os v3 optei pelos piratas e em OCE, os v4 não me interessam tanto assim, então não pegaria apenas pra ter um grupo, essa época na minha coleção já passou.
Enfim, tenha metas para não perder grana ou começar a pegar no automático, coleção é diversão e não uma diversão que se torna obrigação.
Espero que tenha te ajudado um pouco.

Obrigado por ler este blog^^




6 comentários:

  1. Olá, Kinhu! Já faz um tempo que não comento, mas essa postagem realmente foi muito boa! Me amarro nessas reflexões mais profundas.

    Tenho pautado minhas últimas compras nesse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=nTNBDfUDtfQ) do Figuraças. É aquela coisa: A bandai sempre vai lançar itens. Ela vive disso. A gente vive de muitas coisas, inclusive comprar bonecos.

    Recentemente andei pensando em vender toda minha coleção 1.0 (que já estou mais para terminar do que para começar) e focar só nos EX pela beleza. Só que... não curto todos os personagens, os preços estão abusivos, teria que recomeçar quase tudo do zero (só tenho os Golds OCE EX)... optei por deixar quieto. Duvido que a bandai lance tudo em EX, e ainda que lançar... completismo não rola. Temos que dar atenção para outras coisas: comprar um apartamento, trocar de carro, etc...

    Parabéns pela lucidez de sempre! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Igor você anda bem sumido, só correria do dia a dia ou aconteceu algo? Espero que esteja tudo bem.
      Obrigado pela dica do vídeo irei ver hoje mesmo.
      É bem verdade, eles vivem de fazer figuras, desde pequeno Bandai já era uma marca forte e mesmo ultimamente ela dando preferência apenas para itens Limitados(parece até que está em crise) continuará lançando coisas se não ela fecha mas após tantos anos começamos a ver que não é porque ela lança que precisamos comprar.
      Assim como você também pensei em vender a coleção mas cheguei na mesma conclusão sobre os EX, são lindos mas a 1.0 tem muito mais abrangência. Se eles pretendem relançar certas coisas em EX essa linha nunca acabará porque Bandai está se mostrando bem devagar nesses últimos tempos.
      Começar do zero hoje em dia não rola, os itens EX estão super faturados, preços que realmente não valem o conteúdo e a 1.0 infelizmente tem itens que não encontramos mais. O melhor é ficarmos com o que temos, vender o que não encaixa mais como alguns itens que estou vendendo, e começar a pensar bem em o que pegar.
      Carro é minha meta, não é investimento mas estou cansando de andar a pé e bem ou mal um cloth hoje em dia é uma parcela de um bom carro não hehehee.
      Obrigado pela visita e o comentário

      Excluir
    2. Correria e depressão, meu amigo. Mas tudo melhora! É só a gente não desistir!! Abraço e obrigado pela preocupação! Se cuida aí!

      Excluir
    3. Depressão é tenso, eu já passei por isso e mesmo hoje ainda tem dias que do nada vem uma tristeza, se quiser conversar mais sobre isso me manda um mail, conversar é essencial para ajudar a passar, estou do seu lado.
      Não desista, estou torcendo por você
      Obrigado pela visita e o comentário

      Excluir
  2. Pois é, logo no início meu foco sempre foi os 12 de ouro... Após misturas alguns 1.0 com EX Bandai, e alguns EX piratas, fechei os 12, peguei a Athena e os 5 bronzeados V3 bandai. Pra mim a coleção dos cavaleiros acabou, a não ser que lancem os V1 EX, que faço questão de pegar...

    No momento, meu foco são os espectros... já tenho 2 juízes, faltando o Aiacos... e pegarei o Kagaho em breve (ansioso).. depois terei que garimpar MUITOOOOOO por uma Pandora e um Hades... Como a minha Athena é plain, estou considerando pegar o Hades plain com o trono...e arrumar um trono pra Athena também... mas ao mesmo tempo, sou maluco pela armadura do Hades (apesar dos supostos problemas de montagem e estabilidade). Decisões que terei que tomar em algum momento...possivelmente pautadas em preço, já que grana está curta para todos...

    É foda, pq além de cavaleiros eu tbm tenho coleções paralelas, como Star Wars e Game of Thrones... mas tô pensando em me desfazer dos Gots... já vou trocar a minha Daenerys e o White Walker por uma estátua exclusiva da última CCXP do Chewbacca com o C3PO nas costas, produzida pela Iron Studios... fiquei maluco com a qualidade dessas estátuas de SW... quero aumentar esse grupo...e todos custam lá pros 350+...então quero fechar esse CDZ logo HAUHEIUHAIUEHIUAE

    Para os novatos: Fechem um grupo e sejam felizes... atirar pra todo lado parece inteligente por conseguir preços bons... mas vc vai acabar com buracos na coleção que dará vontade de chorar...quando fui completando os dourados um a um chega me dava uma emoção HAIUHEIUAHIUEA É lindo vê-los reunidos, quase consigo ver as armaduras ressonando HIUAHEIUHAUIEHUIAE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua dica final, realmente ficar com buracos na coleção depois que ganhamos certa experiência é foda porque ai vemos que alguns itens que deixamos passar por não ter meta já estão bem caros )(vide meu exemplo com o sho, pack negro e seiya pog)
      Colecionar v árias coisas ao mesmo tempo não consome uma grana f.... eu gosto das minhas coleções paralelas mas se pudesse voltar atrás teria ficado só com o cloth myth mesmo.
      Sobre o Kahago você vai encontrar um novinho ^^
      Obrigado pela visita e o comentário

      Excluir